‘Nasci de novo’, diz pai de família feita refém na Zona Leste de SP


Mulher e dois filhos foram pegos por assaltantes que fugiam de banco.
Dois homens foram presos em São Mateus na manhã desta quinta.

Juliana CardilliDo G1 SP
pai família refém são mateus (Foto: Juliana Cardilli/G1)Claudio viu assaltantes invadirem sua casa em São Mateus (Foto: Juliana Cardilli/G1)













O técnico de eletrônica que presenciou quando dois assaltantes invadiram sua casa e fizeram sua mulher e três filhos reféns na manhã desta quinta-feira (3) disse ter a sensação de ter nascido de novo após a libertação de sua família. Os criminosos haviam tentado roubar um banco na Avenida Mateo Bei, em São Mateus, a um quarteirão da casa, mas foram surpreendidos pela Polícia Militar e tentaram fugir. Dois dos homens invadiram o imóvel – um terceiro conseguiu escapar.
“Foi terrível. Para mim, eu nasci de novo, o aperto no coração é tão grande”, contou Claudio, que por motivos de segurança não quis que seu sobrenome fosse divulgado. Desempregado há algum tempo, ele montou uma pequena oficina em sua garagem, e havia aberto o portão para manobrar os carros. “Eles vinham descendo do banco fugindo, tentaram tomar o meu veículo, aí eu arranquei e saí. Fui até a avenida buscar ajuda, vi que eles tinham entrado na minha casa”, contou ele, que voltou ao local com seis policiais.
Dentro da casa estavam a mulher dele, de 38 anos, uma filha de 14 anos e duas crianças de 7 e 4 anos. Segundo o tenente da Polícia Militar Eliel Roberto Guedes, um dos assaltantes ficou com os dois meninos, enquanto o outro rendeu a mulher e a adolescente em outro ponto da casa.
“Negociamos e eles foram libertando aos poucos os reféns. Pediram um advogado, e, com a presença dele, entregaram as armas e se renderam”, contou o tenente. Ao tentarem assaltar o banco, os criminosos chegaram a render os seguranças e roubar seu armamento. Na fuga, trocaram tiros com a polícia – é possível ver marcas de tiros e cápsulas no caminho até a casa.
Segundo a PM, os dois presos têm antecedentes criminais. Um dos suspeitos foi baleado na perna durante a fuga do banco, e o outro teve um ferimento no braço ao entrar na casa – os dois foram levados para o Hospital de Sapopemba.
Os reféns foram libertados sem ferimentos, mas também foram levados ao hospital por estarem muito nervosos. “Estão todos bem, graças a Deus, ninguém está machucado. Só puxaram o cabelo da minha mulher com violência”, disse o dono da casa.
“Quem mora perto de banco tem que tomar muito cuidado, não deixar dez segundos o portão aberto, porque foi o tempo que eu tive esse problema todo. Se aproveitaram da situação e invadiram a minha residência”, disse Claudio, assustado.