MG - Prefeitura de BH interdita Parque Municipal após tragédia


Irmão ainda não decidiu se processará prefeitura pela morte de Maria de Fátima


Um dia após a morte de Maria de Fátima Ferreira, 57 anos, atingida por uma árvore no Parque Municipal Américo Renné Gianetti, no Centro de Belo Horizonte, o prefeito Marcio Lacerda determinou a interdição da área por tempo indeterminado, a partir desta sexta-feira (14). Uma comissão formada por funcionários de várias secretarias foi criada para acelerar o levantamento do estado das 3.700 árvores. O local só será reaberto depois que possíveis podas e supressões sejam feitas. Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) afirma que a medida visa a segurança dos frequentadores. Dezesseis mil pessoas passam diariamente pelas alamedas da área verde. Este número sobe para 16 mil nos fins de semana.

O monitor José Carlos Ferreira, 56 anos, considerou um descaso das autoridades a morte da irmã, que foi esmagada na última quarta-feira (12) ppor um jatobá. O corpo da secretária executiva aposentada foi identificado na quinta-feira. No início da manhã, José Carlos, que reside em Araxá, na Região do Alto Paranaíba, compareceu ao Instituto Médico-Legal (IML).

Abalado pela tragédia, o irmão disse que ainda não sabe se vai processar a PBH. “A prefeitura deveria ter mais cuidado e carinho com a população. O local foi inspecionado há pouco tempo e o problema não foi detectado”.

Maria de Fátima fazia caminhada quando foi atingida pela árvore. Ela morava sozinha em um apartamento no Centro, amava a natureza e caminhava diariamente no Parque Municipal há mais de 30 anos, disse o irmão. “Tinha por hábito abraçar as árvores, pois acreditava na troca de energias”, revelou José Carlos.

José Carlos Ferreira lembrou que Maria de Fátima era mais que uma irmã. “Era uma verdadeira mãe. Fiquei internado durante 40 dias para tratar de um câncer nas cordas vocais e, durante todo esse período, ela ficou ao meu lado.”

José Carlos ficou sabendo da morte da irmã por meio de uma amiga e vizinha da vítima. Esta vizinha, que pediu para não ser identificada, ficou sabendo da tragédia no parque pela Internet e desconfiou que a vítima poderia ser a aposentada. No IML, confirmou a suspeita. “Ela ligou para a irmã de minha esposa que deu a notícia”. O corpo da aposentada foi sepultado ao fim da tarde de quinta-feira, no Cemitério Bosque da Esperança.