Chuva afeta pelo menos 124 cidades em Minas Gerais

A Defesa Civil já contabiliza 16 mortes em Minas; no total, 1.242.545 pessoas foram afetadas de alguma forma pelos temporais que caem no Estado


OSWALDO FILHO
14_chuva Alagoa bairrio do quilombo
Situação das encostas e o rio que inundou a cidade e destruiu estradas em Alagoa
OSWALDO FILHO
14_chuva Alagoa bairrio do quilombo
A estrada que liga Alagoa a Itamonte está sem passagem e os moradores ficaram ilhados
OSWALDO FILHO
14_chuva Alagoa bairrio do quilombo
No Bairro do Quilombo, a água arrastou pedras, carros e pontes e destruiu a rede elétrica
A cidade de São Sebastião da Bela Vista, em Minas Gerais, decretou situação de emergência nesta sexta-feira (14), elevando para 71 o número de municípios mineiros nesta situação deste outubro do ano passado, segundo informações da Defesa Civil estadual. Pelo menos 124 cidades foram afetadas pelas chuvas no Estado.

A Defesa Civil já contabiliza 16 mortes em Minas. O número de desalojados (pessoas que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares) é de 16.975, e o de desabrigados (aqueles que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos) chega a 2.345. No total, 1.242.545 pessoas foram afetadas de alguma forma pela chuva.

Ocorrências

As chuvas de quarta-feira provocaram estragos em algumas regiões mineiras. Em Seritinga, o volume pluviométrico acentuado provocou o transbordamento dos rios Aiuruoca e Franceses, deixando várias ruas inundadas, além de 172 pessoas desalojadas. Segundo informações da Defesa Civil, 26 residências foram danificadas. Em Montes Claros, aproximadamente 120 pessoas estão desalojadas.

No Bairro Quilombo (um dos mais afetados) em Alagoa, no Sul de Minas), o rio Aiuruoca também deixou um rastro de destruição, arrastan pedras, carros, postes e muitos detritos. Nas encostas, a força das águas da chuva do último dia 12 da madrugada deixou enormes sulcos.
 
 
Segundo o ex-prefeito João Bosco Chaves, em 1945 ocorreu uma chuva forte que deixou Alagoa quase 4 meses ilhada. Quase 66 anos depois, a tragédia se repetiu com a mesma intensidade.