Chegou o natal e a pergunta é: Vinho tinto seco ou suave?

Nutricionista responde: O vinho tinto seco é mais benéfico para a saúde e recomenda: evite os exageros
Com a chegada do natal, os vinhos estão por toda parte. Nos supermercados adegas com os mais variados tipos, com os mais variados preços. Em lojas especializadas, comerciantes do ramo comemoram o crescimento das vendas. “Nesta época do ano as vendas de vinho aumentam cerca de 80%. O mercado de vinhos em Caratinga está cada vez melhor”, afirma o comerciante Thales Cândido.
Chegou o natal e a pergunta é: Vinho tinto seco ou suave?
Mas é preciso lembrar sempre: Vinho é uma bebida alcoólica e é preciso moderação, consciência. Dentre os tipos de vinho tinto seco e suave, a dúvida, qual deles realmente faz bem à saúde? “O mais recomendável é o vinho tinto seco, por sua menor taxa de açúcar”, orienta a nutricionista Marisa Brandão.
Pesquisadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro recomendam: Vinhos, sempre junto às refeições e apenas uma a duas taças de vinho e não mais do que isso. E fazem outro alerta: Quem são as pessoas que devem evitar o consumo de vinhos?
São as gestantes, pessoas que tem tendência para o alcoolismo, pessoas que tem problema de dor de cabeça, cefaléia, por exemplo, que pessoas que tem problemas gastrointestinais. Para este grupo, o vinho não é recomendável.
Pesquisadores continuam em pesquisa e o que se pretende é esclarecer se de fato se o vinho tinto tem efeito benéfico ou não. Em uma pesquisa feita com ratos o resultado foi interessante. Os animais que tomaram vinho não viveram no tempo adequado, mas ganharam mais energia e vigor. E como já faz parte do cardápio dos brasileiros, imagine nesta época do ano. “Na ceia de natal, com certeza não pode faltar o vinho. Eu gosto do vinho tinto seco”, afirma um entrevistado.
Em uma loja especializada em vinhos, eles podem estar sozinhos ou acompanhados, explica a gerente da loja e especialista em adegas. “Quando clientes pedem para montar a cesta o primeiro artigo é o vinho. É a partir dele que os clientes escolhem os outros itens”, afirma a gerente da loja de vinhos Luciana de Carvalho.
Agora é só aproveitar as especiarias. Nacionais ou importados, eles estarão na mesa em mais um natal. “E que seja um natal com muito vinho, festas e alegrias”, deseja a gerente.
“Que seja um natal com vinho consumido da maneira correta e com moderação”, orienta a nutricionista Marisa.